A Jequitibá é uma empresa familiar de aquisição de terras e produção agrícola, que surgiu de uma combinação entre empreendedorismo e amor pelo agronegócio.
A Jequitibá Agro nasceu como uma empresa de produção de alimentos e matérias-primas essenciais, equilibrando empreendedorismo produtivo e agricultura sustentável. A escolha por esse setor foi tomada pela convicção nos enormes potenciais do vasto território brasileiro, suas oportunidades de crescimento e vantagens competitivas. De origem familiar, a Jequitibá Agro se expandiu, construindo novas parcerias e modelos de negócios, operando com gestão profissional e mantendo firmes seus valores originais e modelo de atuação. Estamos comprometidos em construir um futuro sustentável, inovador e próspero, sempre alinhados com a essência que nos trouxe até aqui.
Aquisição de terras
Temos uma vertical focada na estratégia de compra e desenvolvimento de terras. O grupo tem expertise para identificar ativos com alto potencial de valorização. Esses ativos são, normalmente, fazendas que demandam capital para transformação de pasto para grãos ou ativos que demandam regularizações jurídicas e fundiárias.
Operação agrícola
A Jequitibá Agro também é uma operadora agrícola. Além de desenvolver e operar as fazendas do grupo, ela arrenda áreas de terceiros, buscando aumentar o retorno do capital alocado, sem depender da aquisição de novas áreas.
FIAGROs
A Jequitibá participou como investidora e/ou parceira de dois FIAGROS. Ambos tem como objetivo impulsionar o negócio imobiliário e a operadora agrícola do grupo.
Aquisição da primeira fazenda, já no cerrado goiano em Montividiu, com projeto de valorização patrimonial e rentabilidade segura, numa região privilegiada que logo se tornaria uma das mais valorizadas do agronegócio brasileiro.
Aquisição da segunda fazenda, agora no cerrado mineiro, em Monte Alegre, com a continuidade do projeto de valorização patrimonial e segurança na rentabilidade.
Aquisição da Fazenda Biquinha, no município de Guarda-Mor, a primeira fazenda de grande porte do grupo, com aptidão plena para produção de diversas culturas com altitude acima de 1000 metros, para produção de diversas culturas e amplo potencial para irrigação.
Aquisição de fazendas contíguas à Fazenda Biquinha, aumentando sua escala e seu potencial produtivo na região.
Aquisição das fazendas Majuca e 4M, no município de Guarda-Mor, com início da Jequitibá nos projetos de agricultura irrigada (pivôs centrais) e novas culturas como hortifrúti. Venda da fazenda JR MG.
Aquisição da Fazenda Fortaleza, no município de Paracatu, e posterior instalação do primeiro projeto de grande porte de irrigação, tornando a fazenda uma referência regional nessa tecnologia. Venda da fazenda JR GO.
Aquisição das primeiras fazendas no município de Gaúcha do Norte, Fazenda Pioneira, Fazenda Xavante, Fazenda Sendeiro I e Fazenda Indiana, marcando um novo ciclo de expansão territorial e diversificação geográfica no grupo.
Aquisição da Fazenda Triângulo e Fazenda Coliseu, em novo ciclo de expansão de área no município de Gaúcha do Norte/MT.
Aquisição da Fazenda Guarantã, também no município de Gaúcha do Norte.
Nova rodada de investimentos relevantes, com aquisição das Fazendas Xingu e Panteão, em Gaúcha do Norte, com ganhos de escala e unificação de glebas das fazendas anteriormente adquiridas. Venda da Fazenda 4M.
Primeira safra de soja diretamente produzida pela Jequitibá Agro, com plantio de soja nas Fazendas Coliseu e Guarantã, após trabalhos de abertura e correção de solo, transformando áreas de pastagens degradas em áreas produtivas de grãos, modelo que foi posteriormente replicado em outras fazendas do grupo.
Ampliação da área produtiva sob exploração direta do grupo, com inclusão da Fazenda Xingu, após conversão de áreas de pasto para áreas de cultivo de grãos.
Diversificação da produção da Jequitibá Agro, em regime de segunda safra, com cultivo de novas culturas: milho, milheto, sorgo, crotalária e braquiária, visando expansão do portfólio produtivo e melhorias de solo com rotação de culturas e adubação verde. Operação do primeiro armazém geral, ampliando a verticalidade da empresa na gestão, armazenagem e comercialização da produção. Arrendamento da Fazenda Entre Rios, iniciando o ciclo de exploração de terras de terceiros.
Aquisição de parte da Fazenda Palmeira, localizada em Balsas/MA, via inovador FIAGRO (fundo FZDA11) da gestora 051 Capital, marcando a entrada da Jequitibá Agro no universo de mercado de capitais, aumentando também seu alcance geográfico para o MATOPIBA e o relacionamento com a SLC Agrícola, arrendatária da fazenda; aquisição das Fazendas Sendeiro II e Sendeiro III, em Gaúcha do Norte. Expansão significativa na escala de produção, com cultivo direto nas Fazendas Pioneira, Triângulo e Panteão. Venda da Fazenda Majuca.
Aquisição da Fazenda Sendeiro IV, em Gaúcha do Norte. Arrendamento das Fazendas Vitória, Nina, Goioerê, Tataíra, Retiro e São Paulo, consolidando aumento de escala nas operações agrícolas em torno de 10.000 hectares produtivos no Mato Grosso. Construção da nova sede administrativa, central de peças e almoxarifado, depósito de químicos e câmara fria de sementes na zona de expansão urbana de Gaúcha do Norte. Projeto-piloto de produção de sementes de soja em MG. Venda da Fazenda Guarantã.
Diversificação geográfica no estado do Mato Grosso com aquisição da Fazenda 5M em Campos de Júlio. Venda da fazenda Coliseu e Panteão na Gaúcha do Norte.
Ampliação da área produtiva, alcançando 35 mil hectares de area plantada em três regiões do MT: Campos de Júlio, Gaúcha do Norte e Salto da Alegria. Além disso, ampliação da área irrigada e parcerias agrícolas em MG.